Revista Digital CEARTE

AUTOR

CEARTE

DATA

01 de outubro 2024

Revista Digital Outubro

Revista Digital Outubro

 

Queremos partilhar consigo a formação, as parcerias, as iniciativas, os projetos e o trabalho para a valorização, renovação e sustentabilidade do Artesanato e Património em Portugal 

 

  NOTÍCIAS    

       
  Sede do CEARTE em Obras de Requalificação A sede do CEARTE, em Coimbra, encontra-se temporariamente encerrada ao público, para efeito de obras de requalificação das instalações.

O atendimento presencial é feito nos polos de Semide (Convento de Santa Maria de Semide) e de Cabaços e estamos disponíveis através dos contactos normais via web (www.cearte.pt), email (geral@cearte.pt) ou telefone (239497200).

As obras em curso, financiadas pelo PRR, são estruturantes para melhorar as condições formativas em geral, para a criação de novos espaços oficinais que permitam a desejada e necessária transição digital e as condições de inovação vitais no setor do artesanato e do património. equipando e preparando o centro para responder às necessidades atuais e emergentes da formação em artesanato e património em todo o país.

leia mais aqui

 
 

       
 

CEARTE parceiro institucional do Homo Faber Fellowship

    

O CEARTE é parceiro institucional do Homo Faber Fellowship, edições 2023/24 e 2024/25 e participou, no Network Gathering, que decorreu no âmbito da Homo Faber 2024, no dia 26 setembro.

Neste evento 3 participantes do Fellowship 2023/24 partilharam a sua experiência, a Mestre artesã Alzira Antunes (Gárgula Gótica Atelier) e os Aprendizes Manuel Pinto e Emily Criddle, em Veneza.

leia mais aqui


 
  Visita à Homo Faber 2024 em Veneza     

O CEARTE visitou  a Homo Faber 2024: The Journey of Life, que decorre entre 1 e 30 setembro 2024 em Veneza, Fondazione Giorgio Cini, com Ana Cristina Mendes – Diretora Adjunta do CEARTE e Sónia Pinto – Vogal do Conselho de Administração do CEARTE.

A Homo Faber é a maior celebração do artesanato contemporâneo: Objetos Inspiradores – Artesãos Talentosos – Uma Experiência Global.

leia mais aqui


 
  Legislação Europeia para as Indicações Geográficas para o Artesanato  

O CEARTE, representado por Ana Cristina Mendes, participou na reunião organizada pela European Union Intellectual Property Office - EUIPO no âmbito da implementação da legislação Europeia para as Indicações Geográficas para o Artesanato.

O CEARTE e a FFIGIA presidem o Craft & Gi's Working Group.

leia mais aqui

 

 
  

Projeto Craft Lab finalista do Prémio INOVA 2024

O Fundão com o projeto Craft Lab, é um dos finalistas ao Prémio INOVA , na categoria Inovação para as Cidades Criativas...

Desenvolvido pelo Município do Fundão na rede de Casas e Lugares do Sentir e contando com o apoio do Fab Lab Aldeias do Xisto e do CEARTE.

leia mais aqui

 
 

       
   Projeto Pro Green Way Arts and Crafts    

0 CEARTE participa no projeto 'Pro Green Way Arts and Crafts', financiado pelo Erasmus KA-210 VET, que decorre de 1 de janeiro de 2024 a 31 de maio de 2025, coordenado pelo Instituto Politécnico em Helsínquia - Taitotalo, envolve organizações da Finlândia, França e Portugal.

O projeto visa promover competências ecológicas no setor das artes e ofícios, inovando modelos educativos para o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade, e criando um plano de desenvolvimento 'Green Way Arts and Crafts', para um programa de formação em competências verdes.

leia mais aqui

 

       
  

CEARTE no Colóquio Transmitir o FAZER: FÓRUM ARTES E OFÍCIOS em Odemira

   

Através da Diretora Adjunta Ana Cristina Mendes o CEARTE apresentou uma comunicação neste Forum, dinamizado pela plataforma Origem Comum e promovido pela câmara municipal, é organizado pela CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira e conta com parceria da Direção Geral das Artes, através do Programa Nacional Saber Fazer.

leia mais aqui

 

       
  

Tecelagem sai à rua nas Jornadas Europeias do Património

   

O CEARTE esteve na "A Tecelagem sai à Rua", no âmbito das Jornadas Europeias do Património, na Baixa de Coimbra.

Com a colaboração da formadora Estela Melo e dos formandos Elaine Ferraz, Edicleison Cardoso, Patrícia Brás e Carmen Cavalcanti, do curso de Artesão/ã das Artes do Têxtil, que estiveram a tecer ao vivo, proporcionando uma experiência única a todos os que passaram pelo local.

leia mais aqui

 

       
  

CEARTE na 2ª Bienal de Artes e Ofícios Novo Design em Oeiras

     

O centro participou nas Talks integradas no vasto programa desta Bienal , em particular na Talk“ Pela Voz dos artesãos”, através da ceramista Anabela Camelo, que partilhou a sua experiência na internacionalização na sequência da participação na bienal RÉVÉLATIONS, em Paris, a convite do CEARTE.

Dinamizou também 2 workshops de Olaria e 2 de Tecelagem, muito participados e interativos.

leia mais aqui

 

       
 

Parceria com ESEC para CTeSP em Design Têxtil

    

O CEARTE está a participar no desenvolvimento de um curso técnico superior profissional em Design Têxtil, regulado pelo Decreto-Lei n.º 74/2006, da responsabilidade da ESEC (Escola Superior de Educação de Coimbra).

O CEARTE é responsável por ministrar a quase totalidade dos módulos de formação e assegurar as instalações oficinais, os equipamentos e os materiais.

 

       
  Painel de Azulejo Comemorativo dos 20 anos do Projeto Trampolim    

O CEARTE, na comemoração dos 20 anos do projeto Trampolim orientou oficinas de Azulejaria com jovens das quais resultou um painel de Azulejos alusivo às várias atividades do mesmo e que foi colocado na sede do projeto e inaugurado na cerimónia comemorativa dos 20 anos do Trampolim.

O CEARTE é parceiro deste projeto (apoiado pelo Programa Escolhas) que visa contribuir para a inclusão social e igualdade de oportunidades de crianças, jovens e familiares, provenientes do Planalto do Ingote, Campos do Bolão e Relvinha em Coimbra, através de ações fomentadoras de desenvolvimento de competências pessoais, sociais e digitais, de capacitação cívica e comunitária, visando o sucesso escolar, profissional e exercício de cidadania ativa.

 

       
   Capítulo do CEARTE no livro “Cidades Criativas e Desenvolvimento Sustentável”

 

Este livro, publicado recentemente pela Câmara Municipal de Castelo Branco na sequência do I Encontro Internacional que reuniu peritos e entidades de diferentes Cidades Criativas do mundo, integra uma comunicação do então Diretor do CEARTE, Luís Rocha, intitulada “Qualificar, Capacitar e Reconhecer os artesãos, para desenvolver o artesanato“.

leia mais aqui

 

  FORMAÇÃO    

  Cursos de Especialização Tecnológica

O Centro vai iniciar brevemente 3 cursos de Especialização Tecnológica – formação pós-secundária, de nível 5, em parceria com Universidades e Politécnicos, que ministram alguma da formação e creditam/dão equivalência a várias disciplinas para as suas Licenciaturas.

Destinam-se a jovens e adultos com o 12º ano concluído e pretendam uma especialização ou licenciados que pretendam uma requalificação profissional, estando previstos os cursos de: Técnico Especialista de Turismo Cultural e Património (Semide e Cabaços) e Técnico Especialista de Ofícios de Arte - Cerâmica e Vidro (ver aqui).  Todos os cursos têm apoios sociais como bolsa de formação, subsídio de refeição, subsídio de transporte e subsídio de alojamento.

Têm a grande mais valia de ser uma formação muito prática e qualificante que permite uma fácil empregabilidade, em áreas de trabalho ligadas à cultura, à criatividade e à sustentabilidade, com muita falta de mão de obra qualificada e como tal com remuneração atrativa.

 
   
   
   

 

Cursos EFA

Modelista de Vestuário 

 curso

 

  Outra Formação

Na sede em Coimbra, nos Polos de Formação em Miranda do Corvo e Alvaiázere e  em vários locais do país em parceria com entidades locais, o CEARTE tem oferta permanente de cursos de curta duração, em horário pós laboral, flexível e ajustada às necessidades dos ativos ,nas várias áreas  tecnológicas  do artesanato, criatividade e inovação, tendências de mercado, empreendedorismo, fotografia, restauro de madeiras, design, marketing, lojas online, entre muitas outras (nas modalidades de Formação presencial ou on-line).

Acompanhe aqui a formação do CEARTE

 

  MARQUE NA AGENDA    

       
   Prémio de Artesanato LOEWE FOUNDATION 2025 As inscrições para a oitava edição do prémio estarão abertas até 30 de outubro de 2024.

Os interessados em participar podem consultar o regulamento do prémio e outras informações relevantes em loewecraftprize.com. O prémio é de 50.000 euros.

leia mais aqui

  

       
 

Open call Teias Criativas - NHL

Estão abertas as candidaturas para o programa de residências artísticas "Teias Criativas".

Este programa é destinado a designers nacionais e internacionais e irão decorrer no New Hand Lab (NHL) durante 2024 e 2025.

leia mais aqui

 

       
  Candidatura Prémio de Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe

O Prémio desenvolve-se na área da inovação tecnológica, através de invenções, projetos ou produtos tecnológicos, com o pressuposto de contribuir para a melhoria das condições de vida das Pessoas com deficiência. Os projetos premiados recebem uma peça de arte criada pelo CEARTE.

A submissão de candidaturas encontra-se disponível através de formulário, de 1 de outubro a 3 de novembro de 2024.

leia mais aqui

 

 

Centro Qualifica  
 

Em Coimbra ou em qualquer local da região, em parceria com IPSS, empresas, autarquias ou outras o CEARTE desenvolve, através do Centro Qualifica, processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) para pessoas com mais de 18 anos que queira aumentar ou certificar as suas qualificações escolares ou profissionais, concluindo o o 6º, 9º ou 12º ano

De forma a poder incluir todo o tipo de participantes, o horário das sessões é flexível, podendo ser laboral ou pós-laboral, e estas podem acontecer em regime presencial ou misto (online e presencial), demorando em média 6 a 9 meses, com duas sessões semanais.

Certificamos também a sua experiência profissional, numa determinada área/profissão, com a atribuição de uma qualificação profissional de nível 2 ou de nível 4.

Registe-se que, cada adulto que concluir com êxito as suas qualificações, escolares e ou profissionais no Centro Qualifica do CEARTE, recebe um apoio financeiro a atribuir no âmbito do Acelerador Qualifica do valor de cerca de 600 €uros, (1,25% do IAS) o que constitui um estímulo adicional.

Saiba mais aqui

 


       
       
     

 voltar