Notícias da Página Principal

AUTOR

CEARTE

DATA

26 de agosto 2025

FIA 2025

FIA 2025

Entre os dias 28 de junho e 6 de julho, teve lugar mais uma edição da Feira Internacional de Artesanato – FIA 2025, na FIL, em Lisboa, um dos maiores e mais relevantes eventos dedicados ao artesanato em Portugal. O CEARTE marcou novamente presença com um espaço expositivo que destacou as principais tendências de moda e design no artesanato contemporâneo português.

A exposição promovida pelo CEARTE reuniu peças de 19 artesãos e marcas nacionais, revelando a diversidade, inovação e excelência do setor. Nesta exposição podemos contar com peças de A Rendeira, Ana Soromenho Tecelagem, Aparte Canal, Avo Atelier, Caracolinha, Carlos Manuel Gonçalves, Célia Macedo Ceramics, Cristina Nuño, Grita, Luumi Handmade, Maria Pratas, Milena Kalte, No Name Brand, Oia Plast, ReCreate, Seda e Companhia, SM Cosmetology e Victoria Handmade. Pode saber mais sobre a exposição de tendências e dos artesãos presentes aqui.

A cerimónia de inauguração contou com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, que visitou o espaço do CEARTE acompanhada por Arnaldo Frade, Paulo Teles Marques e Ana Cristina Mendes — respetivamente, Presidente do Conselho de Administração, Diretor e Diretora Adjunta do CEARTE. Durante a visita, foram apresentados os projetos e planos estratégicos que o Centro pretende concretizar num futuro próximo.

A FIA 2025 reuniu mais de 500 expositores de 36 países, tendo a Costa do Marfim como país convidado. O certame destacou-se ainda pela atribuição dos Prémios FIA 2025, que distinguiram Catarina Tudella (Artesanato Contemporâneo) e Silvestre Lopes Duarte (Artesanato Tradicional), reconhecendo o talento e contributo de ambos para a valorização das artes manuais. Foram ainda atribuídas menções honrosas às Capuchinhas, Adolfo Mendonça e Maria de Fátima Reis Leitão (em Artesanato Contemporâneo), bem como a António Santiago, Fernando Miguel e Eurico Pereira Leonardo (em Artesanato Tradicional).

A presença do CEARTE na FIA 2025 reforça o seu compromisso com a promoção, valorização e inovação do artesanato português, afirmando-se como uma referência nacional no apoio aos artesãos e na preservação do património imaterial.

 

  

 

    

 

 voltar