CEARTE e Academia Ibérica da Máscara visitam artesãos para desenvolver formação em “construção de máscaras”
O CEARTE, em parceria com a Academia Ibérica da Máscara, realizou visitas de trabalho a artesãos de Bragança e Podence, especialistas em diferentes técnicas de construção de máscaras e trajes tradicionais. Entre os artesãos visitados destacam-se Isidro Rodrigues (chapa), Octávio Marrão (fibras vegetais), Amável Antão (madeira), Óscar Barros (couro), Sofia Pombares (confeção de trajes de caretos) e Sandrina Fernandes (fabrico de tecidos para trajes de mascarados).
Estas visitas tiveram como objetivo principal definir, em colaboração com os artesãos, os conteúdos e o programa de uma formação europeia na área da construção de máscaras, que será realizada em outubro simultaneamente em quatro países, no âmbito do projeto europeu “MASKS - Unveiling the Arts and Works Behind the Masks”.
Durante as visitas, foi possível conhecer as diferentes técnicas de construção de máscaras, as etapas do processo, as principais dificuldades na aprendizagem, os equipamentos, as ferramentas e os materiais utilizados. Estes elementos serão fundamentais para desenvolver programas de formação destinados a jovens estudantes universitários de Artes e a outras pessoas interessadas em aprender esta arte tradicional.
A iniciativa também foi essencial para validar o referencial de formação em “Construção de Máscaras”, que mapeia as competências e conhecimentos necessários para quem deseja desenvolver uma atividade profissional ligada à criação de máscaras, trajes e artefactos associados aos rituais tradicionais de máscaras.
Foram dias muito enriquecedores, marcados pela aprendizagem e partilha, com destaque para o entusiasmo e a generosidade dos artesãos em transmitir os seus conhecimentos. Este projeto e a formação associada representam uma iniciativa pioneira a nível europeu. Financiado pelo Programa Erasmus, o projeto envolve um consórcio de doze organizações de quatro países com uma forte tradição no fabrico de máscaras: Portugal, Espanha, Itália e Roménia.