“Atelier dos Louceiros” na Malhada Sorda e Feira da Diversidade em Vilar Formoso
Em parceria com a Junta de Freguesia da Malhada Sorda o CEARTE desenvolveu ações de formação em Olaria integrada no projeto “Atelier dos Louceiros” em Malhada Sorda, Concelho de Almeida, Freguesia que faz fronteira com Espanha.
A formação contribuiu largamente para o projeto da Junta de Freguesia de recuperar um dos ofícios que marcam a memória coletiva da aldeia. Segundo um trabalho de investigação, na década de 1980 existiam na localidade cerca de 30 oleiros.
A parceria veio a revelar-se uma aposta vencedora na promoção desta arte secular num território rural interior, com uma adesão e participação que superou em larga escala as expectativas iniciais, tanto que, a totalidade dos formandos que estiveram nessa formação, continuam a marcar presença regular no Atelier para experimentar e praticar técnicas que foram aprendidas com a formação, sendo uma clara demonstração da motivação deste grupo para uma continuidade destas formações.
Participou também na “Feira da Diversidade”, nos dias 27 e 28 de julho, em Vilar Formoso. No dia 27 de julho, com demonstração da utilização da roda da oleiro e com mostra dos produtos realizados na formação
O lançamento deste projeto foi largamente divulgado como na impressa regional e nacional com a presença da Agência Lusa.