Como ter apoio do CEARTE na formação em artesanato?
Integrado no ciclo de webinares, denominados de “Talks by CEARTE”, vai realizar-se dia 25 de junho, terça-feira, pelas 19h a Talk “Como ter apoio do CEARTE na formação em artesanato?” Conta com a participação da Dra. Ana Cristina Mendes - Diretora Adjunta do CEARTE e o testemunho de dois parceiros de longa data na formação para artesãos - Emília Pereira, Presidente da Associação Herança do Passado (Almalaguês-Coimbra) e Ana Sobral, Membro da Direção da Associação de Artesãos da Região de Lisboa.
Como centro publico vocacionado para o setor do artesanato, o CEARTE desenvolve formação profissional certificada em todo o país através do estabelecimento de parcerias com organizações do sector, entidades locais, associações, autarquias ou empresas, levando a formação a quem dela necessita. A formação é gratuita, garantindo o Centro todos os equipamentos e materiais necessários à mesma e comparticipando a entidade parceira nas despesas com a cedência de instalações.
Em Portugal, as atividades artesanais correspondem ainda a um tecido económico frágil, , constituído por microempresas com dificuldades e insuficiências ao nível do capital, com pouca formação profissional, designadamente nas áreas da gestão empresarial, das técnicas de abordagem ao mercado, da inovação tecnológica na produção, da utilização das novas tecnologias de apoio à gestão, de informação e comunicação e com carências ainda ao nível da formação estética e artística indispensável para a inovação das produções.
É assim que, face a um contexto atual de exigência crescente de níveis de competência mais elevados, se torna essencial elevar as qualificações dos artesãos, criativos e de todos os profissionais ligados às artes e ofícios, modernizando os equipamentos de apoio à formação nas múltiplas atividades que o artesanato e o património encerram.
A qualificação dos profissionais constitui-se como fator estratégico de desenvolvimento em qualquer setor da economia, mas conhece no artesanato uma particular relevância uma vez que, neste setor, toda a produção está fortemente alicerçada nas competências do seu produtor: o artesão. A formação no setor e dos artesãos assume particular importância quer num quadro de preservação e valorização das artes e ofícios , quer para o estímulo de novas formas de artesanato e de inovação na produção.
É reconhecido que a formação é um instrumento valioso e decisivo para a qualificação dos artesãos, imprescindível para criar valor e colocar o artesanato e os seus profissionais, no caminho da inovação, da contemporaneidade, da sustentabilidade e da excelência.
Serão também alvo de reflexão alguns desafios que o artesanato vive hoje, ligados à sustentabilidade económica e social do setor, à transição energética e digital e à renovação geracional.
Nesta Talk vamos não só apresentar a disponibilidade do CEARTE para formação em parceria, em qualquer lugar do país, como conhecer e partilhar experiências de Associações que têm usufruído desta formação.
A Talk será muito prática, com espaço para diálogo e respostas a questões como:
- Quer ter formação do CEARTE, em artesanato, em parceria com a sua Associação/ Empresa/ Entidade, no vosso território?
- Como fazer? Quais os benefícios? Quais as responsabilidades de cada parceiro? como decorre?
- A importância da capacitação e da formação para o desenvolvimento do artesanato e a valorização dos artesãos?
A participação é gratuita, mas limitada aos 100 primeiros acessos.