Formar técnicos para a Conservação e Restauro do Património
Integrado no ciclo de webinares, denominados de “Talks by CEARTE”, vai realizar-se dia 4 de Junho (terça feira) pelas 19h00, a Talk “Formar Técnicos para a Conservação e Restauro de Património” que conta com a participação de Paulo Gouveia - Conservador Restaurador, Coordenador Cientifico e Formador do curso de Técnico Especialista de Conservação e Restauro de Arte Sacra do CEARTE, de Nelson Neves – sócio gerente da empresa N-Restauros, Conservação e Restauro Lda. e de Rute Gonzalez, ex-formanda do CEARTE e atualmente Técnica de Conservação e Restauro.
Esta talk on-line é oportuna e útil já que é reconhecido por todos, e comprovado por diversos estudos, que a falta de Técnicos de Conservação e Restauro devidamente qualificados, detentores de conhecimentos científicos e dos princípios deontológicos da área e simultaneamente dos saberes-fazeres práticos, é uma importante necessidade do país. As empresas têm dificuldade em contratar e, com isso a preservação, recuperação e valorização do Património enquanto recurso importante para a cultura, a identidade e a atratividade turística fica afetada. Para que o vasto património cultural material e imaterial do país cumpra a sua função de memória, cultura, atratividade turística e desenvolvimento das regiões, é imprescindível que o mesmo se encontre em bom estado de conservação e, para isso, a formação de Técnicos especializados na área da conservação e restauro é imprescindível.
Temos um património quer edificado, quer cultural, único na Europa e onde se pode marcar a diferença é nas corretas intervenções do mesmo.
Nesta talk vamos partilhar experiências que ajudam a refletir sobre a formação adequada em matéria de conservação e restauro como elemento fundamental para a recuperação e preservação do património cultural.
A Talk será muito prática, com espaço para diálogo e para refletir estrategicamente questões como:
- Necessidades de mão de obra/ Técnicos Qualificados na área da Conservação e Restauro de Património;
- A importância das parcerias e o papel das empresas na formação de Técnicos de Conservação e Restauro;
- A formação do CEARTE (e outras entidades) de Técnicos de Conservação e Restauro de nível intermédio com boas competências técnicas e de execução que, integrados em equipa, respondem às necessidades de mão de obra qualificada, nas áreas tradicionais do saber-fazer (cujo domínio tende a constituir-se como fator distintivo e altamente valorizado do mercado de trabalho).
A participação é gratuita, mas limitada aos 100 primeiros acessos.