Sessão de Informação sobre o setor das Artes e Ofícios em Paredes
Realizou-se ontem, dia 22-05-2024, a 1ª Sessão de Informação sobre o setor das Artes e Ofícios, dinamizada pela Associação Portugal à Mão, no âmbito da Plataforma e Comunidade Colaborativa para a Inserção, Qualificação e Valorização Profissional, inserida no Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas do PRR do Município de Paredes, ao abrigo do Plano de Valorização Profissional das Artes e Ofícios Tradicionais de Paredes.
A sessão foi presidida pela Vereadora da Cultura de Paredes, Beatriz Meireles, e contou com a intervenção de Graça Ramos, da Portugal à Mão, que apresentou as linhas gerais do Plano de Valorização Profissional das Artes e Ofícios Tradicionais de Paredes que se desenvolverá em 2024 e 2025, e Fernando Gaspar, do CEARTE, que fez uma apresentação do Estatuto do Artesão e da Unidade Produtiva Artesanal e do Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Produções Artesanais Tradicionais.
Com a presença de cerca de 40 artesãos do concelho, a sessão despertou o interesse e a participação de todos. 2024 e 2025 vão ser, certamente, anos de afirmação e de qualificação das artes e ofícios daquele concelho nortenho, num projeto que partirá de um diagnóstico de necessidades e terá diversas ações desenhadas para ir ao encontro das expetativas dos artesãos.
O CEARTE, quer no que respeita às cartas de artesão e de unidade produtiva artesanal, quer na disponibilização da sua capacidade formativa, não deixará de dar o seu contributo nesta iniciativa.