voltar

O Novo Bauhaus Europeu

 

Está em marcha um novo instrumento para a renovação europeia.

Segundo Ursula Von der Leyen (Presidente da Comissão Europeia), o NextGenerationEU pretende tornar a União Europeia líder da economia circula, não só através de iniciativas ambientais ou económicas mas também um novo projeto cultural para toda a Europa.

 

Video da Presidente da Comissão Europeia: https://audiovisual.ec.europa.eu/en/video/I-201097?&lg=EN/EN

 

O novo Bauhaus Europeu é uma iniciativa criativa e interdisciplinar, que pretende conceber novos modos de vida, no cruzamento entre arte, cultura, inclusão social, ciência e tecnologia, desenvolvido num esforço coletivo para construir um futuro sustentável, inclusivo e verdadeiramente belo, tanto para os olhos como para a alma.

 

Este projeto pretende ser uma plataforma de experimentação e criação de conexões, promovendo a colaboração entre pensadores e empreendedores, uma ponte entre o mundo da ciência e da tecnologia e o mundo da arte e da cultura. No fundo, o Novo Bauhaus Europeu é um convite para mudar de perspetiva e transformar a nossa vida para melhor, recorrendo a uma nova abordagem para encontrar soluções inovadoras para problemas sociais complexos através da cocriação.

 

Em traços gerais, o Novo Bauhaus Europeu visa promover a discussão em torno da criação dos espaços de vida de amanhã, de forma mais económica e acessível; mobilizar as mentes criativas de diferentes disciplinas para reinventar um modo de vida sustentável; melhorar a qualidade da nossa experiência de vida, privilegiando a simplicidade e a funcionalidade, não comprometendo o conforto e a atratividade; e dar apoio financeiro a produtos e ideias inovadoras.

 

Pode saber mais sobre a iniciativa em: https://europa.eu/new-european-bauhaus/about/about-initiative_pt

 voltar